Segundo um comunicado da presidência sul-africana, a permanência de Niinistö será a primeira desde 2013, quando compareceu ao serviço fúnebre do presidente Nelson Mandela.
As relações bilaterais cresceram desde 1994 em todos os setores, incluindo marítimo, ciência e tecnologia, TIC e digitalização, meio ambiente, energia, educação, desenvolvimento de habilidades, agricultura e água.
O investimento finlandês, considerado uma grande prioridade para ambos os países, está fixado em mais de US$ 110 milhões nos últimos três anos.
A Finlândia é um parceiro importante para a África do Sul e apesar de sua pequena população e território; Está entre os países mais desenvolvidos do mundo e fornece valioso comércio, investimento e cooperação para o desenvolvimento da África do Sul, destaca o texto.
Como os outros países nórdicos, acrescenta o documento, eles desempenham um papel ativo nos assuntos globais, são fortes defensores do multilateralismo, têm excelente capacidade e histórico em esforços de paz e mediação e são líderes mundiais em inovação.
A visita incluirá uma conferência de negócios que visa fortalecer os relacionamentos existentes e abrir caminho para novos caminhos de colaboração.
Após a sua visita de Estado à África do Sul, Niinistö deverá deslocar-se à Namíbia em condições semelhantes.
mem/mv/dnsa