A nomeação prolonga-se até dia 29, o júri é presidido pelo realizador chinês Zhang Yimou e integra ainda os compatriotas Zhou Dongyu e Zhang Songwen, a tailandesa Pimpaka Towira, o argentino Fernando Juan Lima, o Hong Kong Stanley Kwan, e o israelita Nadav Lapid.
Entre os títulos a serem exibidos estão filmes nacionais e estrangeiros amplamente reconhecidos pelo público e o evento contará ainda com diversas atividades colaterais.
Os organizadores vão promover a troca de experiências e o debate sobre as diferentes tendências entre a indústria cinematográfica chinesa e de outros países para contribuir com o desenvolvimento do setor, de acordo com os tempos modernos.
Este festival internacional de cinema surgiu em 2011, tem o apoio do governo municipal de Pequim e desde a sua criação tem contado com a presença de importantes realizadores, produtores e artistas internacionais.
É um espaço que busca a inter-relação de alto nível entre a indústria cinematográfica nacional e estrangeira.
A edição de 2022 teve a Argentina como país convidado de honra, focou na cooperação na Ásia-Pacífico e incluiu uma retrospectiva com 14 longas-metragens do famoso diretor grego Theodoros Angelopoulos (1935-2012).
rgh/ymr/ans