Haddad, número 14 do ranking profissional, perdeu para o terceiro cabeça-de-chave e quarto do ranking mundial.
O africano levou 69 minutos para vencer o sul-americano, superado desde o início da partida,
Jabeur, vencedor este ano no concurso de Charleston e finalista no ano passado, entre outros, no Aberto dos Estados Unidos e em Wimbledon, derrotou Haddad pela segunda vez, sete anos depois, embora pela primeira vez no saibro.
A brasileira estava às portas das semifinais para igualar seu melhor recorde até então em 2023. Haddad já estava entre as quatro primeiras colocadas na feira de Abu Dhabi.
Amanhã Jabeur joga pela semifinal contra a vencedora da partida a polonesa Iga Swiatek, primeira favorita e atual campeã, que derrotou a tcheca Karolina Pliskova por 4 a 6, 6 a 1 e 6 a 2
Além disso, a segunda jogadora do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, deixou fora de casa a espanhola Paula Badosa, a quem venceu por 4-6, 6-4 e 6-4, após duas horas e meia de jogo.
Sete jogos seguidos de Sabalenka deram a volta por cima e travaram o bom arranque da ibérica, que ambicionava as suas primeiras meias-finais desde as de Adelaide, em janeiro passado.
A vencedora do Aberto da Austrália enfrentará nas semifinais a russa Anastasia Potapova, que superou a francesa Caroline Garcia, quarta cabeça-de-chave, por 4-6, 6-3, 6-3.
oda/am/ans