O grupo despedir-se-á do mês de abril com apresentações nos últimos fins de semana e mostrará o seu talento sob a direção artística de Miguel Iglesias, Prémio Nacional de Dança 2018 e líder do grupo.
Para esta ocasião, o grupo reservou a encenação da peça Dust, words, shadows, nothing, de George Céspedes, que “propõe uma metáfora sobre a comunicação e outras relações humanas, sobre partituras do compositor francês Camille Saint-Saáns” , detalha o programa.
Da mesma forma, os bailarinos darão vida à obra Hands On, do grego Yannis Mantsis, que “aborda os processos naturais de mudança e ressignificação que o ser humano assume a partir de sua vontade e compromisso”, aponta o grupo da rede social Facebook.
A coreografia parte “da ideia de que o futuro é construído pelo homem sem intervenção divina” e, para transmitir esta premissa, o artista “recria um interessante enquadramento plástico que distingue o seu trabalho com a companhia cubana”.
Uma das atrações desta temporada de estreias mundiais reside na apresentação de luxo reservada para o dia 29 de abril, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Dança a partir dos palcos.
Sob a direção geral de Iglesias, a companhia combina com maestria o teatro moderno americano, os estilos de dança afro-caribenha e o balé clássico europeu, para formar um discurso estético que lhe permitiu permanecer na preferência do público por mais de seis décadas.
Em sua carreira gravou mais de noventa turnês por países da América, Europa, Ásia e África, além de apresentações nos mais prestigiados festivais do mundo, o que se soma a seu extenso repertório, marcado pelo trabalho de experientes e novos criadores.
Da mesma forma, conta com o talento de renomados artistas do cenário internacional como o holandês Jan Linkens, o sueco Kenneth Kvmstrom e o espanhol Rafael Bonachela, que montam coreografias com o grupo.
ro/lbl/ans
PL-4
2023-04-22T00:17:18