23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

PT-Brasil por tributar armas para financiar segurança escolar

arma-500x375

PT-Brasil por tributar armas para financiar segurança escolar

Brasília, 24 abr (Prensa Latina) Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) buscam aprovar uma proposta de criação de um imposto sobre armas de fogo para financiar ações de segurança em escolas no Brasil, hoje intimidado pela violência.

Essa proposição surgiu em meio ao aumento de casos de atentados terroristas em escolas e discussões sobre como melhorar a proteção no ambiente escolar. A sociedade brasileira está chocada com o atentado de 5 de abril na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em Santa Catarina, onde um homem armado com um machado (detido) matou quatro crianças e feriu outras cinco.

O autor da proposta, deputado Alencar Santana, fixou o chamado Imposto sobre a Propriedade de Armas de Fogo em uma alíquota anual de 20%.

Segundo Santana, assim que os ajustes forem concluídos, ele procurará o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para solicitar urgência na votação.

Outros parlamentares do PT apoiaram a proposta.

“A arma, como um veículo, por exemplo, tem registro de proprietário. E o estado também deveria tributar, porque é um bem”, disse Santana ao jornal Folha de São Paulo.

Explicou que “ao mesmo tempo, precisamos de estimular a cultura de paz. Se alguns têm direito a ter uma arma, também contribuem para a cultura de paz que precisamos de propagar no país”, sublinhou.

O legislador negou que a proposta vise proibir o porte de armas. “Estamos dizendo que quem tem (aparelhos de guerra) tem que pagar. Quem tem moto, veículo, tem que pagar pelo imóvel”, argumentou.

Recentemente, o Governo elaborou uma portaria com regras para que as redes sociais restrinjam conteúdos que estimulem ataques em escolas.

Segundo a medida, anunciada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, as plataformas terão de excluir publicações que incitem atos de violência nas escolas e impedir a criação de novos perfis por pessoas que tenham divulgado este tipo de conteúdo.

“Por que decidimos fazer isso? Dada a gravidade da lesão ao direito à vida e ao sossego das famílias, uma criança vale mais do que todos os termos de uso de todas as plataformas”, disse Dino.

O Brasil registra 93 vítimas de ataques em escolas com armas de fogo entre 2002 e 2022, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz. Desse total, 34 crianças morreram e 59 ficaram feridas.

mem/ocs/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES