O estudo sugere que melhorar a saúde mental também pode ajudar a saúde física, especialmente em pessoas com menos de 60 anos de idade, de acordo com pesquisa da University College London, no Reino Unido, relatada pelo European Heart Journal.
Esta pesquisa envolveu 636.955 adultos com mais de 45 anos de idade com depressão que completaram um curso de terapia psicológica.
Os pacientes foram acompanhados para detectar o surgimento de novas doenças cardiovasculares por qualquer causa, doença coronariana, acidente vascular cerebral e mortalidade por qualquer causa.
Este procedimento começou 365 dias após a última sessão de terapia e os indivíduos com um evento cardiovascular durante este período foram excluídos para reduzir a probabilidade de que uma condição não diagnosticada previamente fosse a causa da depressão.
Entre os parâmetros medidos estavam pouco interesse em fazer as coisas; sentir-se para baixo, sem esperança, fracassado, desapontado, problemas de sono, cansaço, falta de apetite ou comer demais, falta de concentração, ser inquieto, planos suicidas e pensar que é melhor morrer de uma vez por todas.
Verificou-se que a melhora na depressão foi associada a um menor risco percentual de qualquer doença cardiovascular, doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral e mortalidade por todas as causas.
A fonte destaca a importância de ampliar a disponibilidade e acessibilidade de tratamentos psicológicos para melhorar a saúde mental e física.
mem/joe/ls