O presidente Nicolás Maduro escreveu em sua conta no Twitter que foi o comandante Hugo Chávez (1954-2013) quem lançou as bases da Diplomacia de Paz Bolivariana que assumimos hoje.
“Nossa Revolução sempre defenderá os princípios da Carta das Nações Unidas, por um mundo de respeito à diversidade, livre de interferências imperialistas”, disse o presidente.
Em mensagem na mesma rede social, o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, lembrou a data e destacou que se trata de um “caminho essencial” para o desenvolvimento dos povos em um novo mundo de equilíbrio, respeito, diversidade e fraternidade.
A Assembleia Geral da ONU aprovou em 12 de dezembro de 2018, por resolução, observar o Dia Internacional do Multilateralismo e Diplomacia para a Paz todo 24 de abril, em uma votação registrada de 144 votos a favor e dois contra.
Este órgão mundial convida todos os seus Estados membros, observadores e organizações a disseminar as vantagens do multilateralismo e da Diplomacia para a Paz, por meio de atividades educativas e de conscientização pública, entre outras iniciativas.
mem/jcd/jd