Outra das questões que serão debatidas esta terça-feira no segundo dia de trabalho do fórum será a promoção da transformação destas estruturas através da ciência, finanças, direitos humanos e inovação.
Como levar a transformação do sistema alimentar da teoria à política: o caso do Vietnã também será tema de análise hoje, assim como a criação de roteiros para medir e promover esse processo necessário.
Em seu primeiro dia de atividades, na véspera, os delegados desta IV Conferência se reuniram com o Primeiro Ministro Pham Minh Chinh, que ratificou a disposição do Vietnã de compartilhar experiências e cooperar com outras nações no desenvolvimento agrícola, redução da pobreza e garantia de segurança alimentar.
Minh Chinh destacou o importante papel que o Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis desempenha nos esforços conjuntos para alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), e listou alguns dos mais sérios desafios enfrentados nesse propósito.
A segurança alimentar, as alterações climáticas, as catástrofes naturais, as epidemias e a contaminação ambiental requerem uma abordagem e solução global, bem como uma maior cooperação internacional, sublinhou o chefe do Governo.
Explicou também que o seu país atravessa um processo de industrialização, modernização, construção de uma agricultura ecológica e zonas rurais modernas, estando empenhado na reestruturação do setor agrícola para aumentar o valor acrescentado e garantir um desenvolvimento sustentável.
O Vietname, disse Minh Chinh, identifica a agricultura como a espinha dorsal da economia, contribuindo para melhorar os padrões de vida das pessoas e manter a estabilidade política, a ordem social e a segurança de toda a sociedade.
O primeiro-ministro vietnamita pediu a conscientização sobre a posição e o papel do setor agrícola, pesquisando e aplicando tecnologia, especialmente na pós-colheita, treinando recursos humanos de alta qualidade, aumentando a produtividade e estabelecendo cadeias de suprimentos globais sustentáveis.
“Transformar sistemas alimentares sustentáveis, adaptáveis às alterações climáticas e inclusivos num novo contexto de crise”, é o tema central desta IV Conferência Global, que culminará na próxima quinta-feira.
O Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis é uma associação multistakeholder para acelerar a transformação rumo a padrões sustentáveis de consumo e produção em todas as áreas relacionadas à alimentação, e atualmente conta com mais de 190 membros.
As duas primeiras edições destes encontros decorreram na África do Sul, em junho de 2017, e na Costa Rica, em fevereiro de 2019, enquanto a terceira teve de ser realizada online em 2021 devido ao flagelo da pandemia de Covid-19.
lam/mpm/ls