Essa será a segunda visita de Petro a Madri, depois de sua visita no ano passado, quando ele era candidato à presidência do país cafeeiro.
Após sua vitória no segundo turno, ele assumiu a presidência da Colômbia em agosto de 2022. Agora, ele está retornando à Espanha, onde será recebido pelo rei Felipe VI e pelo chefe de governo, Pedro Sánchez.
Em sua chegada, no dia 2 de maio, Petro participará de um evento com a comunidade colombiana no âmbito da Feira de Serviços e Empresas, e na reabertura do centro cultural da Embaixada da Colômbia na Espanha.
Em seguida, nos dias 3 e 4 de maio, ele se reunirá com Sua Majestade no Palácio da Zarzuela e terá um jantar de honra no Palácio Real. Também conversará com Sánchez no Palácio Moncloa.
Também discursará em uma sessão conjunta do Congresso dos Deputados no Senado e dará uma palestra no Paraninfo da Universidade Complutense.
De acordo com relatórios diplomáticos, é bem possível que Petro, como fez nos Estados Unidos, fale novamente sobre o levantamento das sanções da UE contra o governo de Nicolás Maduro, justamente quando a Espanha assumir a presidência do bloco da UE em 1º de julho.
Concluirá seu programa em uma cerimônia na qual receberá as chaves de Madri das mãos do prefeito, José Luis Martínez-Almeida. Finalmente, ele viajará para Salamanca, onde dará uma palestra na Universidade de Salamanca e receberá o prêmio ‘Símbolo Vítor’.
Sua turnê europeia será concluída em 6 e 7 de maio em Portugal.
mem/ft/bm