A Ucrânia surpreendeu desagradavelmente a Sérvia com sua posição na votação sobre a adesão do Kosovo não reconhecido ao CE, o que pode afetar nossa atitude em questões de integridade territorial, disse Dacic.
Segundo ele, o conflito ucraniano é baseado na questão da integridade territorial daquele país, e os sérvios, apesar de seus próprios problemas dessa natureza, votam a favor de Kiev e contra a violência em todas as resoluções.
Gostaria de lembrar que a política externa é baseada na reciprocidade, e isso afetará nossa posição sobre a integridade territorial dos países que votam contra Belgrado, disse Dacic segundo a televisão nesta capital.
Temos que proteger a integridade territorial da Ucrânia ou da Bósnia e Herzegovina e destruir nossos interesses nacionais, apenas para romper relações com a Federação Russa, questionou o ministro das Relações Exteriores, acrescentando que não entendia a posição da Ucrânia.
Por outro lado, Dacic agradeceu a todos os que votaram contra a admissão do Kosovo ao CE, incluindo os países membros da União Europeia: Espanha, Chipre, Romênia.
Em 24 de abril, em reunião extraordinária do Comitê de Ministros, o pedido de Pristina para membro do Conselho da Europa foi aceito.
O pedido foi enviado para apreciação da Assembléia Parlamentar desta organização.
mem/amp/sg