A Associação de Tiro para as Artes e o Teatro de Istambul anunciaram o programa da exposição, sob o lema “Cinema para todos” e em homenagem aos grandes realizadores locais, George Nasser (1927-2019) e Randa Chahal Sabbag (1953-2008).
O público libanês poderá assistir de sexta a domingo filmes que vão da ficção, documentário e animação representando a Síria, Omã, Arábia Saudita, França, Marrocos, Argélia, Bahrein, Iraque, Egito, Armênia, Jordânia, Iêmen, Sudão, Irã, Itália, Reino Unido, Bélgica e República Tcheca.
O evento cinematográfico premiará os melhores filmes de longa-metragem, documentário, animação, ator, atriz e fotografia; além de um prêmio do júri.
Precisamente, os diretores Ana Cendrero (Espanha) e Chadi Zeidan (Líbano) juntamente com os atores Mohanna Abdulla (Arábia Saudita) e Omar Mikaty (Líbano) e o escritor Salah Atwe (Líbano) avaliarão as obras.
O concurso tem como objetivo apoiar o cinema local e o intercâmbio cultural, bem como a realização de workshops de formação, seminários e conversas com cineastas, divulgaram os seus promotores.
Na opinião do ator e diretor Qassem Istanbouli, a continuidade dos festivais, exibições de filmes e oficinas gratuitas de formação, apesar da crise, constitui uma importante oportunidade de convergência e diálogo para os libaneses conhecerem diferentes culturas do mundo.
oda/yma / fav