Na coletiva de imprensa da manhã presidencial no Palácio Nacional, que ele está comandando em seu lugar, López insistiu que a saúde do presidente continua a evoluir muito bem e que o prognóstico dos médicos é que em breve ele poderá voltar às suas atividades normais.
Ele lamentou as ações de alguns meios de comunicação que fizeram campanha e distorceram a doença de López Obrador e os acusou de ter “uma alma podre” sobre sua saúde e, diante dessa política de seus adversários, ele garantiu que o Secretário de Saúde e ele são obrigados a falar a verdade.
Quanto às atividades que estavam programadas antes da doença de López Obrador, ele disse que sua agenda poderia ser ajustada e, se for o caso, suas atividades serão anunciadas, mas temos que esperar até que ele saia negativo da Covid-19.
De qualquer forma, indicou que, no marco do Dia do Trabalho, o presidente manteve contato com os dirigentes sindicais e esclareceu que não é por causa da saúde de López Obrador que o encontro com os países da América Latina e do Caribe para o setor agroalimentar integração conhecida como cúpula antiinflacionária, mas se absteve de dar detalhes.
Ele informou que a reunião que o presidente teve hoje com os governadores agora contará com a presença dele, da secretária de segurança Rosa Icela Rodríguez e do subsecretário Alejandro Encinas, e que não está planejado um vídeo do executivo.
ro/lma/bm