Cuba está em segundo lugar no quadro de medalhas com 30-19-16 e é seguida por Nicarágua (5-14-40), Bolívia (5-1-4) e São Vicente e Granadinas que tem o bronze conquistado ontem à noite na natação do ALBA.
Esta quarta-feira será dia de finais, já que na jornada inaugural do atletismo a programação inclui cinco disputas de ouro, enquanto o boxe masculino e feminino iniciam as lutas finais e o beisebol define o campeão mais a disputa da medalha de bronze, ambos esportes em La Guaira, que sedia os Jogos, além de Caracas e Miranda.
Agora começa a atrativa competição de karatê que pega emprestado o tatame do Centro Nacional de Judô do Parque das Nações Unidas para escolher seus campeões.
A noite termina a bem organizada competição de natação, que contribuiu com 42 conjuntos de medalhas, e de cuja piscina saiu a Rainha dos Jogos, a venezuelana María Yegres, que conquistou oito medalhas de ouro em brilhante trabalho.
Nesta quarta-feira, o xadrez também define seus campeões em sua sede no hotel Las Américas, enquanto os confrontos de dominó começam ali mesmo, assim como o do bilhar, embora esteja no centro desta disciplina recreativa no Parque das Nações Unidas.
Outros três esportes tradicionais abrem o calendário competitivo, karatê, levantamento de peso e luta livre, enquanto o softbol e o wushu encerram suas atividades.
oda/mh/cm