Conforme informa o Instituto Cubano do Livro, a comemoração será realizada em sua sede em Havana Velha, conduzida como de costume pelo jornalista e crítico Fernando Rodríguez Sosa.
Participarão da conversa os pesquisadores Ivette Fuentes de la Paz e Virgilio López Lemus, estudiosos da poesia cubana, e a poetisa e tradutora Josefina de Diego, sobrinha de García Marruz.
Eles compartilharão seus critérios sobre diferentes aspectos da vida e obra do autor, que amanhã completaria 100 anos.
Na atividade, os participantes poderão adquirir vários de seus livros, entre eles, “Ensaios”, da Editora Letras Cubanas, a antologia poética “Sitio”, da Ediciones Boloña, e o ensaio “San Juan de la Cruz. De la palabra e silêncio”, apresentado por Ediciones Vivarium.
Além disso, o caderno “Poesia, o que você sabe sobre nós?” que, sob a assinatura do Prêmio Nacional de Literatura, foi publicado pela Colección Centro, das Ediciones Presente y Futuro, de Guadalajara, México.
A prioridade do espaço é homenagear escritores, livros, eventos históricos e instituições cubanos que chegam a aniversários fechados e seu nome vem do aforismo de José Martí “o elogio oportuno promove o mérito; e a falta de elogios oportunos o desencoraja”, publicado no jornal Patria, em abril de 1892.
jf/mml / fav