O secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), José Manuel Salazar-Xirinachs, alertou que 75% das metas estabelecidas pela ONU correm o risco de não serem cumpridas, a menos que sejam tomadas medidas determinadas para voltar no caminho certo.
“São necessárias ações ousadas, inovadoras, inspiradoras e principalmente transformadoras. Caso contrário, estaremos vivendo uma nova década perdida”, disse Salazar-Xirinachs.
A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, pediu a promoção da cooperação e a aceleração do caminho para o cumprimento dos ODS, e destacou a importância de investir no desenvolvimento sustentável.
Enquanto isso, o chanceler da Argentina, Santiago Cafiero, cujo país ocupa a presidência da CEPAL no biênio 2022-2024, pediu a elaboração de um plano global para acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU.
O cumprimento desta agenda deve ser mantido como um compromisso inflexível de todos, sem deixar ninguém para trás, declarou.
Durante sua participação no evento, a vice-ministra cubana de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Deborah Rivas, alertou que os países mais vulneráveis, incluindo os pequenos Estados insulares em desenvolvimento do Caribe, merecem tratamento especial e diferenciado para alcançar os ODS.
Recordou que estas economias, dependentes do setor externo, receberam integralmente os efeitos da pandemia de Covid-19 no comércio, turismo e investimento, principais fontes de financiamento para a concretização da Agenda 2030.
Além disso, o Caribe sofre particularmente com os efeitos da mudança climática, embora seja o que menos contribui para o aquecimento global e a deterioração ambiental, afirmou.
Em 2015, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem alcançados em sete anos, incluindo o fim da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e emprego decente.
Durante o dia desta quinta-feira, as metas relacionadas à água limpa e ao saneamento serão abordadas em mesas de trabalho; energia acessível e limpa; indústria, inovação e infraestrutura e cidades e comunidades sustentáveis.
jha/car / fav