No seguimento da sua visita oficial, o Ministro da República Islâmica indicou que os partidos do país têm competência para escolher o novo chefe de Estado.
Nesta questão, Abdollahian destacou o apoio de Teerã a qualquer acordo entre as forças políticas libanesas sobre a nomeação de um presidente sem interferência externa.
Em coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo, Abdullah Bou Habib, o chefe da diplomacia do Irã destacou a análise de uma série de arquivos, incluindo a repercussão do acordo entre seu governo e a Arábia Saudita, bem como a situação atual da nação de cedros
Ao mesmo tempo, destacou o debate sobre os últimos acontecimentos na Palestina, Ucrânia, Sudão e Afeganistão.
Neste contexto, o Ministro Bou Habib disse a Abdallahian que qualquer entendimento entre os países vizinhos é do interesse do Líbano.
Durante o dia, o visitante conversou com o chefe do governo interino, Najib Mikati, e o presidente do Parlamento, Nabih Berri, na presença do embaixador de Teerã aqui, Mojtaba Amani, e sua delegação que o acompanhou.
Na segunda viagem ao Líbano deste ano, o ministro Abdallahian planeja um encontro com o líder do Hizbullah, Hassan Nasrallah, além de um encontro com representantes dos deputados do país.
Ontem, o ministro iraniano chegou à Beirute após concluir sua visita ao Sultanato de Omã e em suas primeiras palavras confirmou que Teerã considera a segurança do Líbano como parte de sua segurança e da região.
Além disso, ele observou que os acontecimentos na região nas últimas semanas são bons para todos, inclusive para o Líbano.
jf/yma/hb