Uma nota publicada esta quinta-feira no site oficial da Presidência do Conselho de Ministros indica que a presidente italiana prevê na sua agenda contatos com as mais altas autoridades daquele país, em particular com o seu homólogo, Rishi Sunak, para “relançar um diálogo estratégico compreensivo”.
Esta é a primeira visita de dois dias a um país europeu da chefe do Governo italiano, desde que tomou posse no final de 2022, o que é considerado um sinal da importância que atribui às relações com o Reino Unido, como elemento chave parceiro e aliado, destaca o documento.
Essas conversas entre Meloni e Sunak ocorrerão quase seis meses após o primeiro contato entre os dois, no âmbito da XXVII Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP27) realizada no Egito entre 6 e 8 de novembro de 2022, apenas algumas semanas após ambos tomaram posse como primeiros-ministros.
Um porta-voz do governo destacou que entre os assuntos que serão abordados nas conversas entre a líder italiana e Sunak está o apoio militar de seus países à Ucrânia no conflito com a Rússia, como membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Durante esta visita, espera-se que a assinatura de acordos reforce as relações econômicas e comerciais entre as duas nações, “que se mantiveram sólidas e diversificadas após a saída do Reino Unido da União Europeia, com fortes complementaridades industriais e perspectivas de crescimento”, disse o porta-voz.
O comércio bilateral cresceu 13,0 por cento em 2022 face ao ano anterior e ascendeu a cerca de 35,6 bilhões de euros, enquanto Londres é considerada um importante player na economia italiana, com ativos de investimento direto estrangeiro no valor de 26 bilhões de euros.
Por outro lado, a presença empresarial italiana é também forte no Reino Unido, com investimentos de 31,8 bilhões de euros, sobretudo na defesa, com a corporação Leonardo na vanguarda, bem como na energia, pelas empresas ENI e ENEL, bem como nas infraestruturas e transportes, entre outros setores, acrescenta a fonte.
jf/ort/hb