O Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, destacou as mudanças na celebração deste ano no dia anterior devido à complexa situação econômica que o país está enfrentando, especialmente com o fornecimento de combustível.
“Em vez do grande desfile dos trabalhadores, muitas vozes em mais lugares”, enfatizou o chefe de Estado em sua conta no Twitter.
Entre os grupos homenageados na ocasião estava o Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba, que recebeu o status de Vanguarda Nacional por ter obtido uma receita de 157 milhões de pesos contra um plano de 130 milhões de pesos, de acordo com a Agência Cubana de Notícias.
A mesma categoria foi concedida à Inversiones Gamma S.A., do leste do país, um grupo que expressou seu compromisso de dar continuidade ao treinamento especializado, continuar garantindo a qualidade dos serviços e aumentar as exportações.
Na província de Camagüey, cinco profissionais de destaque receberam o segundo e o terceiro graus da Ordem Lázaro Peña. Da mesma forma, a medalha Jesús Menéndez, que é concedida a trabalhadores que se destacaram repetidamente como vanguardas e a líderes sindicais que se destacaram em suas funções por 20 anos ou mais, foi concedida a cerca de trinta camagüeyanos.
As atividades em Cuba para o Dia Internacional dos Trabalhadores incluem cerimônias de premiação para trabalhadores de destaque, reuniões internacionais, celebrações em coletivos de trabalhadores e estudantes e atos de reafirmação revolucionária, entre outras iniciativas.
No caso da capital cubana, o município de Plaza de la Revolución será o ponto de encontro para o evento central, que contará com a participação dos habitantes de outros quatro municípios vizinhos (Playa, Cerro, Centro Habana e Habana Vieja).
Simultaneamente, a mobilização será expressa nas redes sociais com um tuíte sob as hashtags #Alapatriamanosycorazón e #1Mayo.
jf/mpp/bm