Segundo o jornal, veículos atropelaram e mataram 7.388 pedestres em 2021, ante 4.302 em 2010, e a isso se soma um aumento de cinco por cento das mortes no primeiro semestre de 2022.
A análise estimou que, embora o aumento do tráfego de caminhões não seja o único culpado, foi um fator-chave.
Em 2010, os norte-americanos compraram ou alugaram carros e caminhões em números aproximadamente iguais, mas até 2021, quase 80% das vendas e arrendamentos foram de veículos pesados.
Os caminhões agora superam os carros leves em todos os estados, e os primeiros se tornaram “maiores e mais equipados”, disse a fonte.
Além disso, o número de pedestres mortos por motoristas de caminhões utilitários leves, a causa mais comum de morte depois dos automóveis, de acordo com os últimos dados federais, mais que dobrou entre 2010 e 2021, de 732 para 1.773.
Um relatório das Nações Unidas, que exclui a China e a Índia, mostra que os Estados Unidos tiveram mais mortes de pedestres em 2019 do que qualquer outro país por uma margem de quase cinco para um, disse o relatório.
Ele informou que as mortes em bicicletas também estão aumentando, já que os acidentes fatais envolvendo os que usam esse meio de transporte aumentaram mais de 50% entre 2010 e 2021, segundo dados federais coletados.
De acordo com Russ Martin, diretor de política e relações governamentais da Associação de Segurança Rodoviária dos Governadores, uma das causas do aumento de acidentes pode ser devido, entre outros, ao aumento da distração do motorista, como a manipulação física de telefones celulares.
mem/ifs/ls