5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paraguai decide presidência: quem são os principais candidatos?

Paraguai decide presidência: quem são os principais candidatos?

Assunção, 29 abr (Prensa Latina) Duas duplas têm mais chances de conquistar amanhã a presidência do Paraguai para o período 2023-2028: os representantes da oposição Concertação Nacional, que defende a mudança, e o Partido Colorado, que governa quase ininterruptamente desde 1947.

No total são 13 fórmulas presidenciais, mas os resultados das urnas concentram 70 por cento da intenção dos votos nestes grandes rivais.

Efraín Alegre, 60 anos, representa a Concertação Nacional, grupo que reúne diversos partidos como o Democratas Progressistas, o Autêntico Liberal Radical (PLRA) e a Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo (2008-2012).

Advogado de profissão, Alegre concorreu à presidência pela primeira vez em 2013 e ficou em segundo lugar com 37,11 por cento dos votos e em 2018 com 43,04 por cento. Desta vez, garante, será definitivo.

Setenta anos temos visto este governo (do governo). Que deem uma chance à Concertação e vamos mostrar que realmente podemos ver o outro Paraguai, o do trabalho, o do esforço, um Paraguai solidário que responde às grandes necessidades do povo, disse em declarações recentes à imprensa. O presidente do PLRA defende uma nova política energética, o desenvolvimento da indústria e do campo, a pequena agricultura, a saúde com medicamentos essenciais gratuitos e a segurança desta nação sul-americana.

Sonho com um Paraguai mais justo, mais solidário, onde possamos viver com dignidade e ser felizes em nossa terra, em nossa pátria, escreveu na campanha em sua conta no Twitter.

Seu rival é Santiago Peña, um economista de 44 anos e ex-ministro da Fazenda, candidato do Partido Colorado, formalmente chamado de Associação Nacional Republicana (PC-ANR).

Funcionário do Banco Central e também funcionário da sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) nos Estados Unidos, ele faz um discurso de apoio aos principais problemas do país. Promover o desenvolvimento integral do Paraguai por meio do emprego, investimento em capital humano, saúde e educação são as premissas de sua campanha.

As mulheres serão protagonistas do meu governo! Com a sua capacidade e força vamos ser melhores, escreveu há poucos dias na sua conta do Twitter.

No entanto, a campanha foi marcada por denúncias de corrupção dos Estados Unidos contra o ex-presidente Horacio Cartes (2013-2018), seu principal promotor, o que levou a sanções e acusações de fazer parte da natureza sistemática desse fenômeno que a nação está vivendo. experimentando. sul-americana.

Neste 30 de abril, o povo paraguaio decidirá pela mudança oferecida pela Concertação Nacional, que busca quebrar a hegemonia do Partido Colorado, ou a permanência dessa organização, maculada, entre outros fenômenos, por uma ditadura de quase 35 anos.

A seguir, a lista das 13 formulações para as eleições presidenciais:

Santiago Peña (presidente) e Pedro Alliana (vice-presidente) – Partido Colorado

Efraín Alegre (presidente) e Sole Núñez (vice-presidente) – Acordo Nacional por um Novo Paraguai

Jorge Humberto Gómez Otaño (presidente) e Noelia Núñez (vice-presidente) – Partido UNACE

Euclides Acevedo (presidente) e Jorge Querey (vice-presidente) – Movimento Político da Nova República

Juan Felix Romero Lovera (presidente) e Catalina Ramírez Alvarenga (vice-presidente) – Movimento Humanista e Solidário

Luis Talavera Alegre (presidente) e Celso Álvarez Amarilla (vice-presidente) – Partido Nacional UNÁMONOS

José Luis Felix Chilavert González (presidente) e Sofía Clara Scheid Vázquez (vice-presidente) – Força Juvenil Partido da Juventude

Oscar Cañete (presidente) e Luis Wilfrido Arce (vice-presidente) – Partido Verde Paraguai PVP

Prudencio Burgos (presidente) e Leona Guarani (vice-presidente) – Partido Nacional Popular 30A

Alfredo Machuca (presidente) e Justina Noguera (vice-presidente) – Movimento Independente de Coordenação Cidadã Patriótica

Rosa Bogarín (presidente) e Herminio Lesme (vice-presidente) – Herdeiros do Partido Socialista Democrático

Aurelio Martínez Cabral (presidente) e David Sánchez (vice-presidente) – Únete Paraguai

Payo Cubas (presidente) e Stilber Valdés (vice-presidente) – Cruzada Nacional

ro/alb/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES