Meloni referiu-se, numa mensagem publicada este sábado nas redes sociais, a um recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (Istat), segundo o qual o Produto Interno Bruto (PIB) de Itália cresceu 1,8 pontos percentuais em termos de tendência durante o primeiro trimestre de 2023.
Este relatório, publicado no site oficial do Istat, indica ainda que o aumento do PIB foi de 0,5 por cento face ao registado nos últimos três meses do ano passado.
Esses dados, segundo o presidente, mostram que “nossas empresas, quando estão em condições de liberar todo o seu potencial, sabem fazer a diferença tornando a Itália forte e competitiva e promovendo o bem-estar de todos os italianos”.
Os especialistas deste instituto defenderam na sua análise que a atual variação cíclica, expressa em valores ligados ao ano de referência 2015, é a síntese de um aumento do valor acrescentado tanto na indústria como no setor dos serviços, bem como de uma estacionariedade agricultura, silvicultura e pesca.
Esta estimativa preliminar, em caráter provisório, reflete um crescimento da oferta tanto no setor industrial quanto no de serviços, embora o setor primário esteja estacionário, enquanto a demanda para o crescimento do PIB é positiva, tanto para o nacional quanto para o exterior, acrescentaram.
Em síntese, de acordo com estes dados, os especialistas do Istat consideraram que, após o ligeiro abrandamento económico no último trimestre de 2022, a recuperação nos primeiros três meses deste ano aponta para um ritmo de crescimento adquirido para 2023 de 0,8 por cento.
ro/ort/ml