Essas trocas representam um importante cenário para compartilhar experiências e conhecimentos sobre a construção do socialismo, destacou Morales na abertura do fórum, observando que “avançar nessa aspiração requer o enriquecimento do legado ideológico e prático, particularmente as contribuições de (Carlos) Marx, (Vladimir) Lênin e nossos heróis nacionais”.
No caso de Cuba, expressou, seu paradigma encontra sua síntese mais completa no Herói Nacional José Martí e no líder histórico da Revolução, Fidel Castro, nos ensinamentos do General de Exército Raúl Castro e na liderança do primeiro secretário do do Comitê Central do PCC, Miguel Díaz-Canel.
Depois de elogiar a excelente organização do encontro, Morales destacou que os três temas que nele serão tratados constituem a pedra angular dos debates do VIII Congresso e constituem prioridades de trabalho do Partido Comunista de Cuba.
Esses temas foram refletidos nas ideias, conceitos, diretrizes e acordos, que abordam, entre outros aspectos, aqueles relacionados à estratégia econômico-social, política de quadros e trabalho ideológico, com ênfase nos jovens.
Ele lembrou que a nação antilhana empreendeu no VI Congresso do PCC o processo de atualização do modelo de desenvolvimento socialista cubano, que foi ampliado e enriquecido nas duas reuniões partidárias posteriores.
Este esforço, disse, “implica desafios que exigem a adequada articulação das componentes organizacionais, jurídico-regulamentares e político-ideológicas”, e o seu cumprimento requer o apoio da ciência, da inovação, da experimentação e dos ajustamentos constantes “no interesse de alcançar o maior justiça social possível, essência do nosso projeto de país”.
Morales destacou o caráter perverso da estratégia liderada pelo governo dos Estados Unidos contra Cuba, em sua tentativa de derrubar a Revolução por meio do mais longo e genocida bloqueio econômico, comercial e financeiro, intensificado nos últimos anos de forma inédita.
Assinalou que perante esta realidade é “um imperativo para Cuba desenvolver a sua economia, diversificá-la e ligar-se à economia internacional, criando por sua vez uma maior quantidade de bens e serviços”.
O Secretário de Organização do PCC destacou o papel decisivo que cabe aos quadros nas complexas tarefas de construção da nova sociedade, pelo que a sua seleção e formação constituem uma tarefa estratégica para assegurar o presente e a continuidade do sistema político .
Por sua vez, o membro do Birô Político e membro permanente do Secretariado do Partido Revolucionário Popular do Laos (PPRL), Bounthong Chitmany, destacou que esta organização superou um ambiente cheio de desafios em 68 anos para consolidar e elevar sua liderança papel na sociedade, com adesão estrita à ideologia socialista.
Destacou também a atenção especial dada ao reforço da educação político-ideológica para contrariar as campanhas inimigas do PPRL, que deve ser, disse, mestre em esclarecer, explicar e responder à propaganda caluniosa, deturpação, engano e mentiras do adversário.
Morales e a delegação partidária que o acompanha chegaram aqui ontem para uma visita de três dias que faz parte de um tour pela China, Laos e Vietnã.
mem/mpm/dnsa