Ele foi um dos músicos que mais se dedicou a refletir em suas canções a crônica da vida cotidiana e os problemas sociais, refletindo a capacidade dos cubanos de trazer um pouco de humor até mesmo nos momentos mais difíceis.
Com seu Songo vanvanero original, ele se estabeleceu no gosto de seu povo e trouxe o primeiro gênero popular autêntico e dançante que surgiu na Cuba revolucionária.
Com suas músicas e arranjos, ele fez seu público dançar e se divertir por décadas e, ao mesmo tempo, fez com que refletissem com suas letras cheias de verdade e inteligência crioula.
Baixista, arranjador, compositor, cantor e produtor musical, iniciou sua carreira profissional em 1957, aos 15 anos de idade, como músico em orquestras de cabaré, rádio e televisão.
Em 1968, entrou para a orquestra de Elio Revé e, em 1969, fundou o Los Van Van, estreando com um show na 23rd Avenue, esquina P, no coração do bairro de Vedado, em Havana.
Começou aí uma história musical que levou a orquestra a se tornar uma das favoritas dos cubanos, tarefa nada fácil em uma ilha onde a música de dança tem qualidade e quantidade de grupos.
Formell introduziu mudanças e inovações em sua maneira de fazer música, tornando Los Van Van identificáveis desde os primeiros acordes de qualquer uma de suas canções.
Ele foi um embaixador da música cubana e mestre de várias gerações de artistas; suas criações e resultados artísticos se tornaram modelos para outros grupos musicais em Cuba e no exterior.
Entre as canções mundialmente famosas estão Te traigo, Chirrín chirrán, Llegué, llegué, Que no, que no, El baile del buey cansao, Por encima del nivel, La Habana no aguanta más, Anda ven y muévete, Artesanos del espacio, La titimanía, El negro no tiene ná e muitas outras.
Os prêmios de Formell incluem o Prêmio Nacional de Música em 2003 e o Prêmio Especial de Música Mundial concedido pelo júri da Organização Mundial de Entretenimento em 2008.
Ele também recebeu um Doutorado Honorário do Instituto Superior de Arte de Cuba em 2010, o Prêmio de Artista WOMEX 2013 em reconhecimento à sua excelência musical e inspirou o Festival Por Siempre Formell Timba, criado em Cuba em 2019.
No ano passado, por ocasião de seu 80º aniversário, a máscara mortuária do icônico líder do Los Van Van foi exibida pela primeira vez no Museu Nacional de Música de Havana.
A orquestra foi premiada com um Grammy em 1999 por seu álbum ‘Llegó…. Van Van (Van Van está aqui)’ e várias indicações em outras edições.
Em novembro de 2013, o Formell recebeu o Grammy Latino por Excelência Musical.
ro/dla/glmv