Graças à união de Vilá e Daniel Martín, autor do universo de Tito, a obra homônima chegará aos palcos em 2024 e após a temporada de Havana iniciará uma turnê pelos palcos internacionais.
Com o objetivo de se aventurar em novas expressões artísticas e educativas, o anime junta o teatro a outros projetos como a série televisiva Tito Reacciona, publicações com a editora Ediciones Cubanas e editoras mexicanas, e música em colaboração com a BIS Music Recording House.
O roteiro foi escrito por ambos os artistas e inclui uma versão em inglês para obter maior alcance em seu passeio por cidades com populações de língua inglesa.
Com o desafio de trazer a magia da série para as mesas, a peça contará com cinco dos personagens mais recorrentes do audiovisual, agora com um significado mais profundo, do filosófico ao psicológico, em tom humorístico e com temas universais como amor, medo, crença em si mesmo e inclusão, para citar alguns.
Não é uma obra infantil, embora seu desenvolvimento permita que pequenos e graúdos possam apreciá-la, como promete a série animada que será lançada nesse mesmo ano.
Jazz Vilá é ator, diretor e produtor, suas obras Farándula, Candela, Eclipse e Rascacielos, com ótimas críticas e recordes de audiência, o tornaram uma referência na cena cubana contemporânea por uma década.
Enquanto isso, Daniel Martín preside o Instituto Latino de Música, possui a medalha Benito Juárez por sua contribuição às artes e vários doutorados Honoris Causa no país asteca.
Reconhecido como o projeto transmídia mais completo da atualidade segundo a revista ibero-americana Arte por Excelencias, Titoverse tem grande repercussão na mídia do Caribe, América, Europa e Ásia.
jf/amr/ls