O encontro será realizado no marco do Primeiro Congresso Internacional sobre Patrimônio Cultural, que será realizado de quarta a sexta-feira no Museu Nacional de Belas Artes de Havana.
Em uma reunião anterior entre representantes da organização atualmente liderada por Cuba, o vice-ministro da Cultura, Fernando Rojas, lembrou que o patrimônio é um dos principais eixos das reflexões sobre cultura e que este congresso está vinculado às contribuições do grupo na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Ele ressaltou que um dos acordos da Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável, realizada em outubro na Cidade do México, foi a necessidade de colocar a cultura no topo da agenda multilateral dessa organização das Nações Unidas e de seus países membros.
Ele também destacou que o próximo congresso será uma plataforma para mostrar o renascimento da vida cultural na nação antilhana em um formato presencial e em condições econômicas difíceis, mas “com a vontade de contribuir para a melhoria humana e para que a atividade artística chegue a todos”.
Sobre o assunto da Reunião de Ministros da Cultura, ele disse que os principais temas serão a cultura como um bem público global e a dimensão social e econômica da cultura, entre outros objetivos.
Ana Margarita Morejón, Diretora de Relações Internacionais do Ministério da Cultura de Cuba, indicou que se espera que os resultados da reunião incluam a adoção de uma declaração final destinada a ações concretas para promover a cultura e os vínculos multilaterais.
ro/mml/glmv