23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Trabalhadores comemoram dia no Brasil como vitória da democracia

Trabalhadores comemoram dia no Brasil como vitória da democracia

Brasília, 1 mai (Prensa Latina) As centrais sindicais, que unicamente organizam o Dia Internacional do Trabalhador, consideram que a derrota da direita na última eleição presidencial hoje transforma o 1º de maio em uma vitória da democracia no Brasil.

“A classe trabalhadora resistiu, lutou e agora pode respirar, ter esperança, porque, neste 1º de maio, comemorará sua maior conquista dos últimos anos: (Luiz Inácio) Lula (da Silva), um governante democrático, na Presidência da República”, afirmou o chefe da Confederação Unitária dos Trabalhadores (CUT), Sergio Nobre.

Ele convocou as bases, militantes e toda a população para participar do evento que terá sua principal manifestação no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com a possível presença de Lula.

Segundo Nobre, “derrotamos aqueles que tentaram nos derrotar (aludindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro), que tentaram destruir o povo, com a democracia. A classe trabalhadora mais uma vez foi ouvida e respeitada, mais uma vez sendo protagonista e participando das decisões das direções do país”, afirmou.

Ele fez alusão à sua mensagem de 26 de abril de 2022 e à importância da data, ao declarar que “o 1º de maio precisa ser um marco na luta pela Fora Bolsonaro” e foi.

Nobre afirmou na ocasião que “com aquele presidente, a classe trabalhadora não tinha futuro, porque não haveria trabalho decente e crescimento sustentável com igualdade e justiça social”.

Ele mencionou que ir às urnas derrotaria o ex-militar em outubro e “tudo o que ele representava, era a luta prioritária dos trabalhadores e das trabalhadoras”.

Vencemos, esclareceu o timoneiro da CUT, “mas sabemos que há muita luta, muitos desafios pela frente para recuperar direitos perdidos e reconstruir o país da destruição iniciada com o golpe de 2016”, referindo-se ao motim parlamentar judicial que tirou Dilma Rousseff do poder.

Este ano, destacou Sérgio Nobre, o lema é “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”. Também foram priorizadas 15 diretrizes, que vão desde a valorização do salário mínimo, juros baixos e fortalecimento da negociação coletiva até a regulamentação do trabalho por meio de candidaturas e aposentadoria digna.

Em pronunciamento no rádio e na televisão, Lula disse ontem à noite sobre a data que, felizmente, aquela fase ruim do governo anterior ficou para trás e o Brasil voltou a reconhecer o papel fundamental do povo trabalhador na construção do futuro.

Ele observou que “desde o primeiro dia desse terceiro mandato que você me deu, trabalhei para consertar e reconstruir nosso país”.

Ele comentou que “recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras é uma prioridade do nosso governo”.

npg/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES