23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diante do bloqueio dos EUA, mais solidariedade com Cuba

Diante do bloqueio dos EUA, mais solidariedade com Cuba

Havana, 2 mai (Prensa Latina) Diante do bloqueio estadunidense e de suas reforçadas medidas coercitivas, cresce o movimento de solidariedade com Cuba, afirmou hoje o presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González.

O líder do ICAP se referiu à feroz campanha da mídia para desacreditar seu país, ao falar diante de mais de mil delegados dos cinco continentes e cerca de 200 nacionais que participaram do Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba, realizado no Palácio de Convenções desta capital.

A solidariedade mundial cresceu na mesma medida em que nosso povo enfrentou heroicamente a adversidade e o castigo de seu obstinado carrasco, disse o também membro do Parlamento cubano.

Ele lembrou que o movimento de apoio à ilha é formado por mais de 1.600 organizações com presença em 150 países.

A reunião também concentrou sua atenção no anti-imperialismo, 200 anos após a proclamação da Doutrina Monroe, que no contexto atual “é interpretada como um dos princípios orientadores da política imperialista dos Estados Unidos para fragmentar a unidade dos países, com ênfase especial na América Latina e no Caribe”, enfatizou.

Ele disse que a participação e a resposta a esse chamado superaram todas as expectativas e comentou que a reunião “reforçou a solidariedade internacional com os trabalhadores e o povo cubano em sua luta contra a intensificação do bloqueio”.

Gonzalez saudou as exigências dos presentes para a “exclusão de Cuba da lista espúria de países patrocinadores do terrorismo e o fim da escalada agressiva de Washington” e a devolução do território ilegalmente ocupado pela Base Naval dos EUA em Guantánamo, uma província no extremo leste de Cuba.

O presidente do ICAP ratificou a “vocação internacionalista e a solidariedade com todas as causas justas e com os homens e mulheres que, dia após dia, põem em risco suas vidas pela tão sonhada liberdade e independência”.

Os irmãos palestinos, a República Árabe Saarauí, os incansáveis combatentes sírios, os irmãos venezuelanos, nicaraguenses, bolivianos, porto-riquenhos, entre muitos outros, sabem que podem continuar contando com nosso apoio e solidariedade nos fóruns internacionais e em todos os espaços possíveis, concluiu.

Durante o dia, cinco comissões trataram de diferentes eixos temáticos: a primeira, dedicada ao anti-imperialismo e à Doutrina Monroe, contou com a presença do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Além disso, o escritor e jornalista brasileiro apresentou o primeiro volume de seu livro Lula, que aborda a vida do líder operário que se tornou presidente da nação sul-americana.

jha/dfm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES