A porta-voz diplomática russa acrescentou em uma coletiva de imprensa na sede do Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira que Moscou estava acompanhando de perto os planos da Aliança Atlântica para a Finlândia.
“Confirmamos que seremos obrigados a tomar medidas técnico-militares e outras para conter ameaças à nossa segurança nacional que surjam a esse respeito”, disse Zakharova, que comentou sobre os planos para um acordo sobre o uso do território finlandês pelos militares dos EUA.
A diplomata também destacou que a Rússia vê esses planos como prova de que Helsinque está perdendo sua soberania. “No entanto, tanto a própria Finlândia quanto a OTAN devem estar cientes de que bombardear o norte da Europa com tropas só aumentará a tensão militar e política que já existe na região”, alertou. Em 1º de maio, o jornal finlandês Helsingin Sanomat noticiou que o governo de Helsinque está trabalhando em um acordo que permitiria a Washington estacionar tropas no país nórdico e usar suas instalações militares.
mem/gfa/bm