Este é o momento apropriado para a apresentação da próxima reunião em 2024 e para resumir os dias de debates, informações, passeios e reuniões com vistas à promoção e recuperação do turismo cubano.
Com Havana como local e o patrimônio cultural como foco de atenção, a Feira alcançou uma ampla expectativa em relação ao setor de viagens da ilha e ao desempenho de empresas locais e estrangeiras que trabalham no arquipélago.
Os planos para o futuro imediato demonstram a vontade do Ministério do Turismo (Mintur) dessa nação de recuperar os níveis de visitantes e promover novos pacotes e programas que satisfaçam os visitantes de todo o mundo.
Na última edição da FITCuba em Havana, em 2019 (antes da pandemia de Covid-19), o encontro registrou um recorde de participação de mais de 7.500 profissionais do setor de turismo de 53 países.
Portanto, comparativamente (em 2022, isso aconteceu novamente de forma presencial no resort de Varadero), espera-se que o fechamento de negócios atraia a recuperação esperada na ilha nessa esfera econômica.
Em Varadero, no ano passado, a feira reuniu seis mil participantes de 54 países, com 17 cadeias de hotéis, 38 companhias aéreas e 254 operadoras de turismo e agências de viagens.
Para a capital cubana, um dos grandes tesouros urbanos do Caribe, a Mintur vem trabalhando há anos para expandir suas capacidades de recepção e consolidar um produto hoteleiro que homenageia a chamada Cidade Maravilhosa, disseram os organizadores.
mem/rfc/bm