O anúncio foi feito durante a recepção do seu homólogo australiano Anthony Albanese, na sua residência e gabinete oficial em Downing Street (sede do Governo), no âmbito de uma série de encontros bilaterais antes da coroação do rei Carlos III.
Durante uma breve reunião, os dois líderes trocaram ideias sobre o AUKUS, o pacto tripartite com os Estados Unidos para fornecer à Austrália submarinos nucleares e cooperação em defesa, segundo relatórios oficiais.
Sobre o acordo de livre comércio, que entrará em vigor no final do mês, o dirigente britânico destacou que “trará oportunidades para as empresas australianas que cresceram no Reino Unido e também, consequentemente, para as empresas britânicas que cresceram na Austrália”.
Por seu lado, Albanese qualificou esta aliança como um acontecimento histórico de enorme relevância e indicou que a questão dos vistos e questões de cooperação em matéria de alterações climáticas foram discutidas no encontro. Os dois governos, disse ele, acreditam que existem enormes oportunidades econômicas ao agirmos sobre a mudança climática e, é claro, à nossa cooperação no Indo-Pacífico.
mem/ycv/dnsa