Pelo menos quatro pessoas foram recentemente mortas a tiros na cidade capital de Imphal e no distrito de Churachandpur enquanto as forças de segurança realizavam uma evacuação de membros da comunidade Meitei.
Uma fonte oficial disse que cerca de 13.000 pessoas foram resgatadas pelas forças de segurança e levadas para locais distantes da violência aparentemente gerada entre a comunidade majoritária Meitei e a tribo Kuki, segundo o The Times of India.
Por enquanto em Imphal, a capital permanece tensa e calma com lojas e mercados abertos devido à marcha constante dos militares.
A violência em Manipur começou durante uma marcha convocada pela União dos Estudantes de Todas as Tribos em protesto contra a exigência de que a comunidade Meitei do estado fosse listada como uma tribo registrada.
Essa denominação significa que os miteis são vistos como um grupo de classes atrasadas e também significa que eles passam a fazer parte da sociedade hindu, perdendo assim sua identidade e independência, segundo especialistas.
ro/lrd/ans