5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 80% dos equatorianos rejeitam a gestão de Lasso

Mais de 80% dos equatorianos rejeitam a gestão de Lasso

Quito, 8 mai (Prensa Latina) Mais de 80% dos equatorianos rejeitam hoje a gestão do presidente Guillermo Lasso, que está às portas de um julgamento político na Assembleia Nacional pelo suposto crime de peculato.

Segundo dados de abril passado da empresa de pesquisas Imasen SA, 82,8% desaprovam a gestão do presidente, que chegaria em 24 de maio após dois anos no poder.

Esse mesmo estudo indica que 69% dos entrevistados acreditam que o governante é culpado das acusações de impeachment.

Foram entrevistadas 1.500 pessoas das províncias de Guayas, Pichincha, Manabí e Azuay, em uma pesquisa com margem de erro de cerca de 2,5%.

A diretora do Imasen, Giovanna Peñaflor, comentou à estação Rádio Sonorama que os resultados revelam como para os cidadãos o país vive hoje “a pior crise da história”, principalmente devido à onda de insegurança, pela qual culpam o Governo por não impedi-la.

Por outro lado, a empresa Perfiles de Opinión divulgou na segunda-feira os números de sua mais recente pesquisa, na qual 84,72% dos equatorianos avaliam a gestão do chefe do Executivo como ruim ou péssima.

O Parlamento unicameral está convocado para uma sessão amanhã terça-feira para discutir o relatório que a Comissão de Auditoria dessa mesma instituição não aprovou porque pediu para arquivar a acusação de Lasso.

Por isso, o plenário da Assembleia Nacional deve determinar – por maioria simples dos votos – se avançam ou não com o procedimento que pode levar à destituição do governante. No caso de aceitar a continuação do processo, em breve haverá outras sessões, nas quais a acusação e a defesa terão direito a pronunciar-se, bem como os membros da assembleia.

O presidente Lasso é acusado de conhecer irregularidades em um contrato de transporte de petróleo bruto entre a empresa pública Flota Petrolera Ecuatoriana e a empresa Amazonas Tanker e, apesar de ser prejudicial ao Estado, nada fez para suspendê-lo.

As organizações sociais convocam seus membros a se manifestarem amanhã fora do Congresso para mostrar aos legisladores o apoio popular ao fim do mandato de Lasso.

mgt/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES