Durante este dia, o número destes eventos subiu para 105, muitos dos quais concentrados nos arredores de Edmonton e no norte da província, refere uma reportagem da CTV News.
Os bombeiros estão trabalhando desde a semana passada, depois que as temperaturas subiram para 25 graus Celsius e aumentaram o risco de incêndio para muitas comunidades.
Segundo a fonte, cerca de um quarto de todos os incêndios já são considerados fora de controle.
Alberta declarou estado de emergência no sábado, enquanto dezenas de milhares de hectares queimavam e cerca de 29.000 pessoas eram deslocadas de suas comunidades.
Devido aos incêndios, o Environment Canada emitiu declarações especiais de qualidade do ar para a maior parte do norte de Alberta, partes do norte da Colúmbia Britânica e uma pequena região do noroeste de Saskatchewan.
A fumaça pode ser prejudicial à saúde de todos, mesmo em baixas concentrações. Todos podem tomar medidas para reduzir sua exposição a esses vapores de combustão, observou o comunicado.
De acordo com o relatório, a fumaça dos incêndios florestais de Alberta está se espalhando pelo Algonquin Park e pelo leste de Ontário.
ro/ifs/ls