19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica destacou consolidação da cooperação na ACS

Costa Rica destacou consolidação da cooperação na ACS

San José, 9 mai (Prensa Latina) A diretora de Cooperação Internacional da Chancelaria da Costa Rica, Adriana Bolaños, destacou a consolidação alcançada hoje pelas conferências de cooperação internacional da Associação de Estados do Caribe (ACS).

O Ministério das Relações Exteriores e Culto informou hoje que, ao discursar na inauguração da Sétima Conferência Internacional de Cooperação da Associação de Estados do Caribe, realizada nesta segunda-feira em Antígua, Guatemala, Bolaños afirmou que o norte desta consolidação é o bem-estar dos povos do Grande Caribe.

«A consolidação que as conferências de cooperação internacional da ACS têm conseguido enquanto espaço dinâmico de consulta que permite uma aproximação entre os membros e os parceiros de desenvolvimento no sentido de formular propostas, estabelecer prioridades e procurar soluções inovadoras em áreas de interesse comum», referiu.

Bolaños destacou a importância de promover mais oportunidades para fomentar a cooperação internacional e a ajuda ao desenvolvimento voltada para países de renda média, como é o caso da Costa Rica e da maioria dos territórios do Grande Caribe.

A Costa Rica é presidente do Comitê Especial de Cooperação e Mobilização de Recursos da ACS e, por isso, liderou a Sétima Conferência Internacional de Cooperação realizada em Antígua, sob o lema Um passo firme para a consolidação na construção de pontes para a integração do Região do Grande Caribe.

Esta nomeação é uma das atividades de alto nível realizadas durante a semana de reuniões, que culminará na próxima sexta-feira com a Cimeira de Chefes de Estado e/ou de Governo e procurou promover o diálogo entre os membros do bloco regional, bem como entre eles e parceiros estratégicos extra-regionais afins, disse a fonte de notícias.

Assim, acrescentou, o objetivo central é identificar sinergias e alianças em temas fundamentais para os associados, para que se possam realizar iniciativas e ações conjuntas de interesse comum com base nas prioridades e projetos aprovados pelo Conselho de Ministros da Associação Caribenha.

Para a Chancelaria da Costa Rica, os membros da ACS identificaram dois temas que constituem grandes desafios para a região: a conectividade e a transformação digital e, transversalmente, a economia verde e a economia azul ligadas à adaptação às mudanças climáticas, a recuperação econômica, segurança alimentar e parcerias público-privadas.

Ele lembrou que a organização foi fundada em 1994, é formada por 25 Estados membros e sete associados e trabalha pelo desenvolvimento sustentável do Grande Caribe.

mgt/ale/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES