5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Morreu Rita Lee, rainha do rock brasileiro

Morreu Rita Lee, rainha do rock brasileiro

Brasília, 9 mai (Prensa Latina) Rita Lee, considerada uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu hoje aos 75 anos, após ser diagnosticada com câncer de pulmão em 2021.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o carinho de sua família, como ela sempre desejou”, divulgou a família da artista, que fez tratamentos contra a doença, por meio de um comunicado nas redes sociais.

O portal G1 afirma que Lee ajudou a incorporar a revolução do rock na explosão criativa do Tropicalismo, formou a banda de rock brasileira mais conceituada do mundo, os Mutantes, e criou canções em sua carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, ela foi referência de criatividade e independência feminina em seus quase 60 anos de carreira.

O título de “rainha do rock brasileiro” surgiu quase naturalmente, mas ela achou brega e preferiu o apelido de “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1947. Seu pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes norte-americanos. Sua mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, a jovem integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fazia apresentações em festas escolares.

O cantor e produtor Tony Campello descobriu os intérpretes e os chamou para participar das gravações como suporte vocal.

Mais tarde, em 1964, Lee se juntou a um grupo de rock chamado Six Sided Rockers que, após algumas mudanças de formação e nome, deu origem aos Mutantes em 1966. Inicialmente era formado por Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Días.

O site indica que o grupo foi fundamental no Tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro mais reconhecido entre os roqueiros do mundo, idolatrados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.

Os Mutantes participou do álbum “Tropicalia ou Panis et Circencis” de 1968, a gravação seminal do movimento.

O fim da relação com Baptista coincidiu com a saída de Lee. O primeiro álbum solo foi “Build up”, antes de deixar a banda em 1970. Também lançou “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida”, em 1972, ainda gravado com o grupo.

A partir de 1979, ela começou a trabalhar em colaboração com o marido Roberto de Carvalho, e foi contratada de tempos em tempos em carreira solo. Ela escreveu e gravou canções pop-rock com grande sucesso.

Um dos discos de maior sucesso foi “Rita Lee” de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES