Numa reunião realizada na terça-feira pela liderança do país com cientistas e especialistas em saúde, Guinovart actualizou os modelos de previsão da Covid-19 para os próximos dias, de acordo com a Presidência da República no seu site.
O especialista informou que, de 1 a 7 de Maio, o número de casos manteve-se igual ao da semana anterior.
Acrescentou que a incidência acumulada no país é de dois casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias, com tendência a aumentar.
As províncias de Holguín, Granma e Las Tunas aumentaram este indicador na última semana, disse ele.
Estes três territórios no leste da ilha formam uma zona onde se concentra actualmente a maior incidência, embora globalmente a situação epidemiológica no país seja muito semelhante à do início de 2023, disse.
Guinovart afirmou que “todas as províncias vão manter a tendência de controlo dos casos confirmados nas próximas semanas, embora continue a haver um ligeiro aumento do número de casos confirmados”.
O alerta mantém-se, pois pode haver um aumento do número de casos devido à chegada de visitantes e à possível entrada de novas variantes. O número de reprodutores está próximo de um, o que indica que a epidemia tende a persistir nas próximas semanas”, disse o especialista.
npg/lpn/glmv