Portillo mostrou paciência e preparação para deslizar sobre as ondas da praia de El Sunzal e ficou em segundo lugar em sua bateria, marcando 9,34 pontos perto do final de sua competição, o que garantiu sua passagem para a próxima rodada em uma batalha feroz com a peruana Ana Kaspar, a eventual vencedora da bateria.
Sinto-me superfeliz porque ontem passei à segunda ronda, hoje consegui qualificar-me para a ronda seguinte e é uma coisa boa.
Nunca fui recebida no final de uma competição com tanto apoio, adoro isso e encoraja-me a continuar a lutar, estou a gostar de fazer parte deste campeonato do mundo e quero ir até ao fim”, disse a atleta salvadorenha, que ambiciona estar no pódio.
A atleta local vai competir amanhã na primeira bateria da terceira ronda, na qual vai defrontar a japonesa Hiroka Yoshikawa, bem como Chloe Calmon (Brasil) e Tarry King (África do Sul).
Na prova masculina, Amado de Jesús Alvarado, que venceu a sua prova de repescagem na terça-feira e passou à segunda ronda que se realiza amanhã, continua em competição.
O outro salvadorenho na competição, Gerardo Castro, ficou em terceiro lugar na sua eliminatória e foi eliminado.
npg/lb/glmv