22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Três dias de luto decretados no Brasil pela morte de Rita Lee

Três dias de luto decretados no Brasil pela morte de Rita Lee

Brasília, 9 mai (Prensa Latina) O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva decretou hoje três dias de luto pela morte de Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira.

Rita Lee Jones é um dos maiores e mais brilhantes nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista à frente de seu tempo. Ela considerava inadequado o título de rainha do rock, mas o sobrenome honra sua trajetória’, escreveu Lula numa rede social.

Para o ex-sindicalista, “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupou nada e ninguém com seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte”, disse.

Lee, que sucumbiu aos 75 anos de idade, nunca será esquecida e deixa na música e nos livros o seu legado para milhões de fãs em todo o mundo, afirmou.

Foi-lhe diagnosticado um cancro do pulmão em 2021 e estava a receber tratamento para a doença.

A morte foi anunciada pela sua família, que publicou um comunicado nas plataformas digitais.

Os veículos de comunicação destacam que Lee ajudou a incorporar a revolução do rock na explosão criativa do Tropicalismo, formou a banda de rock brasileira mais reverenciada do mundo, os Mutantes, e criou canções em carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

O primeiro álbum solo de Lee foi ‘Build up’, antes de deixar a banda em 1970. Lançou também ‘Today is the first day of the rest of his life’, em 1972, ainda gravado com o grupo.

A carreira pós-mutante de Lee tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual gravou cinco álbuns, com destaque para ‘Forbidden Fruit’, de 1975, que trazia a música ‘Now All That’s Left Is You’.

A partir de 1979, começou a trabalhar em colaboração com o marido, Roberto de Carvalho, e a assinar, de vez em quando, a sua carreira a solo. Escreveu e gravou canções pop-rock com grande sucesso.

Um dos álbuns de maior sucesso foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”.

jha/ocs.

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES