Segundo o Ministério da Saúde, o exército inimigo atirou em Ahmad Jamal Assaf (19 anos) e Warani Walid Qatanat (24 anos) durante um ataque à cidade de Qabatia, no norte da Cisjordânia, ao sul de Jenin.
Testemunhas garantiram o uso da força pelos militares israelenses ao revistar e saquear várias casas no bairro oeste da cidade, disse a agência Wafa.
Durante o assalto, os militares abriram fogo contra uma viatura, matando os jovens e ferindo um terceiro com ferimentos de bala no peito e no estômago.
Nesse contexto, um grupo de colonos, sob forte proteção do Exército israelense, atacou fazendeiros próximos à cidade de Deir Dibwan e abriu fogo contra os palestinos que os confrontavam. Como consequência, três vítimas foram transferidas para o Ramallah Medical Complex; enquanto isso, o ataque israelense ao vilarejo de Kafr Na’ma continuou, sem registro de feridos.
Paralelamente, colonos israelenses montaram tendas em propriedades palestinas na aldeia de Jabaa, a oeste da cidade de Belém, o que costuma ser um prelúdio para a tomada de terras, informaram os jornais Al-Quds e Al-Ayyam.
Também os soldados da ocupação notificaram a demolição de uma casa e ordenaram a interrupção das obras em uma escola e outra residência na cidade de Ma’een em Masafer Yatta nas colinas ao sul de Hebron.
Essas ações constituem uma expressão do cerco constante de Israel contra a Palestina, a poucas horas de causar 15 mortes ontem durante um bombardeio na Faixa de Gaza e incursões na Cisjordânia.
oda/yma/cm