“A unidade é uma força invencível que deve se expressar através da vontade e ações concretas”, enfatizou o chefe do governo vietnamita ao levantar o que considerou três questões fundamentais que determinam a identidade, valores, vitalidade e prestígio da Asean.
Minh Chinh enfatizou a necessidade de manter a independência e autonomia estratégica, fazer progressos que permitam à região se tornar o eixo do crescimento econômico mundial e se adaptar melhor às flutuações externas.
Nesse sentido, sugeriu maiores esforços na negociação e atualização do Acordo de Comércio de Bens da Asean, bem como a realização de projetos de conectividade regional que possibilitem mudanças qualitativas no ambiente de investimentos, negócios e turismo.
Deve-se prestar atenção à cooperação na economia digital, governo digital e economia circular, além de promover a conexão de redes elétricas e o desenvolvimento de energia renovável, observou posteriormente o primeiro-ministro vietnamita.
Ele também propôs desenvolver estratégias de longo prazo para a formação de recursos humanos de alta qualidade o mais rápido possível, por meio da implementação do Acordo de Reconhecimento Mútuo do Trabalho em vários setores, e considerando a possibilidade de expandir seu escopo para outras profissões.
O chefe do governo vietnamita sublinhou ainda a necessidade de reduzir o hiato de desenvolvimento, especialmente nas áreas remotas e sub-regiões, afirmando assim o espírito da ASEAN de tomar as pessoas como centro, meta e motor da construção da comunidade regional.
As palavras de Minh Chinh coincidiram com as do Presidente da Indonésia, Joko Widodo, que na abertura da Cúpula destacou que a solidariedade e os esforços conjuntos de todos os membros do bloco são pré-requisitos para a ASEAN promover o seu papel de liderança na paz e crescimento regional.
Para atingir tais propósitos, destacou, é fundamental priorizar a integração econômica, a cooperação inclusiva e a efetiva implementação do Acordo de Associação Econômica Integral Regional.
A principal reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático acontecerá hoje e amanhã na cidade marítima de Labuan Bajo, na Indonésia.
oda/mpm/cm