5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola prepara repatriamento de refugiados congoleses

Angola prepara repatriamento de refugiados congoleses

Luanda, 11 mai (Prensa Latina) Os refugiados da República Democrática do Congo (RDC), instalados hoje no nordeste de Angola, vão poder regressar ao seu país de forma voluntária e organizada por novos preparativos aqui anunciados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e o governo angolano estão a criar as condições para a transferência, a partir da localidade de Lóvua, província da Lunda Norte, noticiou a agência noticiosa Angop.

Segundo a reportagem, o representante aqui da entidade das Nações Unidas, Vito Trani, confirmou que está em andamento uma investigação para apurar quantos refugiados pretendem retornar ao seu país de origem.

Sem revelar números, o governante assegurou que alguns refugiados já manifestaram o desejo de regressar e, logo que a investigação esteja concluída, irão proceder ao repatriamento voluntário e organizado, acrescenta a revista.

Segundo a fonte, Vito Trani chegou à Lunda Norte, juntamente com uma delegação do Governo dos Estados Unidos, para avaliar eventuais apoios financeiros à integração socioeconómica dos refugiados que pretendem permanecer em território angolano.

Durante a sua estada, a delegação vai conhecer as condições de habitação dos refugiados, os projetos sócio-económicos em curso no acampamento do Lóvua e posteriormente definir os projetos a implementar no assentamento, disse a Angop.

Em maio de 2017, acrescenta a nota, um grupo inicial de 35 mil cidadãos da RDC chegou à província da Lunda Norte, fugindo de atos de violência na zona congolesa de Kassai.

Atualmente, o ACNUR controla 6.506 refugiados no campo do Lóvua e 2.826 na cidade do Dundo, os restantes foram repatriados para o seu país de origem.

Em 5 de maio, a diretora do Departamento de Proteção Internacional do ACNUR, Elizabeth Tan, disse à imprensa em Genebra que existem cerca de 6,2 milhões de deslocados internos na RDC, enquanto mais de 1,3 milhão cruzaram as fronteiras para chegar a outros países africanos em busca de proteção.

jf/mjm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES