Conforme noticiado pelo canal TVBRICS na quinta-feira, a descoberta foi feita no contexto do projeto estratégico “Ambiente ecológico da aglomeração pós-industrial”, que busca melhorar a situação ambiental das cidades por meio da redução da poluição por gases do tráfego de automóveis.
Os pesquisadores da universidade Vladimir Shepelev e Sergei Aliukov ficaram encarregados de desenvolver o novo algoritmo para organizar a passagem contínua de interseções.
O método baseia-se na troca de informações entre os usuários da via e um sistema inteligente que, com base nos dados recebidos, sugere densidade e velocidade de tráfego ideais.
Se a densidade do tráfego aumentar, acreditam os cientistas, isso levará à unificação da velocidade de movimento de vários veículos e eliminará a necessidade de mudar de faixa. Como resultado, a capacidade das interseções aumentará significativamente.
“O documento propõe um esquema conceitual para a implementação do serviço de sistemas de transporte inteligente cooperativo, bem como a transferência de informações para o Modelo Digital de Estrada e a bordo do carro para informar o motorista”, disse Aliukov.
O conceito de Transporte Sustentável aborda várias questões importantes, reduz e otimiza os fluxos de tráfego, reduz custos e diminui o tempo de viagem, além de reduzir significativamente as emissões de carbono e economizar no consumo de gasolina.
jf/gfa / fav