A iniciativa, alusiva ao Dia Mundial da Reciclagem – 17 de maio, é organizada pelo Código R, e pelos Ministérios da Saúde e Ambiente e Energia (Minae), sob o lema Rumo à Circularidade dos Resíduos, alusivo ao conceito de economia circular, indica.
Salud destaca que a comemoração faz parte das ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, à Lei de Gestão Integral de Resíduos e demais normativos vigentes.
Entre as atividades apontadas por esta pasta está a conversa Responsabilidade de construir, com a qual se inicia a Semana Nacional da Reciclagem e terá a participação da vice-ministra da Saúde, Carolina Gallo, e da diretora de Qualidade Ambiental do Minae, Shirley Soto.
Igualmente, prossegue, na terça-feira, dia 16, realiza-se o valor da valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, enquanto no dia seguinte e por ocasião do Dia Mundial da Reciclagem se realizam um ciclo de Conferências de Casos de Boas Práticas no Jardim Zoológico e em o Jardim Botânico Simón Bolívar.
O fórum de Análise do Plano Nacional de Resíduos está agendado para o dia 18, no Parque Nacional de Carara, no Pacífico costarriquenho, destaca e acrescenta que a iniciativa terminará na sexta-feira, 19, com uma jornada de limpeza na praia de Guacalillo, com a objetivo de enviar uma mensagem de conscientização ambiental.
lam/ale/dnsa