De acordo com o Ministério de Comunicações e Imprensa, o evento será às 14h, horário local, e o presidente Alberto Fernández participará por videoconferência, assim como o ministro da Economia, Sergio Massa.
Em janeiro deste ano, o chefe de Estado destacou que o gasoduto é fundamental para o futuro desta nação, pois permitirá a substituição de importações e vendas para outros países. Vai nos garantir o gás que tivemos que comprar todo esse tempo. Poderemos usar nossos recursos e moedas na produção e no trabalho. Além disso, forneceremos o norte da Argentina e também para o Brasil, destacou.
Segundo um relatório oficial, este é o principal projeto de transformação energética dos últimos 40 anos na Argentina, permitirá ampliar a capacidade do sistema de transporte de hidrocarbonetos em 25% e economizar mais de dois bilhões 900 milhões de dólares por ano. .
Com uma extensão total de 573 quilômetros, permitirá aumentar a disponibilidade de gás a preços competitivos e gerará 10.000 empregos diretos e outros 40.000 indiretos na construção e produção planejada do campo de Vaca Muerta.
luz/gas/ls