No último minuto de ontem, 23:59 No leste dos Estados Unidos, esse decreto foi suspenso e substituído por 8, o que é ainda mais drástico, pois suas sanções indicam que quem tentar entrar sem visto será proibido de fazê-lo por cinco anos, por qualquer meio.
Perante este verdadeiro ultimato, dezenas de milhares de requerentes de asilo chegaram a vários pontos da fronteira. de muitas cidades mexicanas e centenas pularam na água mesmo com bebês nos ombros, para tentar chegar ao fim do qualificação vou tirá-los de outro lado, infestado por tropas armadas guardadas por arame farpado.
Ainda assim, muitos conseguiram passar e fazer fila ao lado do paredão, sob sol intenso e sem comida, e o estresse causado por arriscar a vida e a de seus filhos nas águas do Rio Bravo, mas com pouquíssimas esperanças porque já ao fim das 12 badaladas desta meia-noite se encontravam sob as prescrições do titulo 8 e os retornos começaram.
A angústia e o desespero foram enormes, pois os aplicativos de internet, presumivelmente disponibilizados para eles se conectarem com os centros de migração, quebraram ou não funcionaram, e isso os levou a pular na água.
Infelizmente, muitas famílias ficaram divididas, uma parte em território mexicano porque não conseguiram passar pelo arame farpado, e outras nos Estados Unidos, porque conseguiram escapar da vigilância e superar obstáculos.
O contraproducente é que nesses casos a incerteza de seu futuro é muito maior, pois perdem contato com os que ficaram no México e com os que aguardam expulsão nos Estados Unidos devido às novas regras aplicadas pelo presidente Joe Biden.
Seu governo ativou mecanismos para expulsar, o mais rápido possível, aqueles que não se qualificam para o asilo, o que supostamente é o caso de todos aqueles que conseguiram passar porque o título 8 assim especifica.
Em caso de dúvidas, o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, encarregou-se de esclarecê-las por meio de advertência, no momento da alívio do título, que “a partir desta noite se presumirá que aqueles que chegarem à fronteira sem usar uma rota legal não são elegíveis para asilo”, acrescentando à sentença que podem enfrentar “possíveis acusações criminais”
Até agora, era impossível saber exatamente quantas pessoas viveram essas últimas horas dramáticas do título 42, e dão-se as mais diversas cifras, mínimos de 10.000 e máximos de 60.000, mas é verdade que houve não só da América, mas também da Ásia e da África.
Outros dados indicam que mais de 10.000 foram detidos diariamente pela Patrulha de Fronteira dos EUA desde terça-feira e removidos, mas não há números verificados.
Espera-se que durante esta sexta-feira o governo mexicano informou a este respeito, da parte que lhe diz respeito, e o desempenho dos seus militares, destacados para evitar problemas e proteger a segurança física dos migrantes.
npg/lma/ls