Hernández levou a melhor na final dos médios contra o brasileiro Wanderley Pereira, a quem dominou de ponta a ponta para obter o veredicto unânime dos juízes.
Em vez disso, aos 60 Erislandy Álvarez perdeu por 1 a 4 para o francês Sofiane Oumiha, que apareceu na feira mundial como bicampeão mundial e vice-campeão olímpico no Rio de Janeiro 2016.
Também não poderia ser coroado pelo maior das Antilhas Fernando Arbola, que disputou o cetro na divisão de mais de 92 quilos e perdeu por abandono após o primeiro turno contra o anfitrião Bakhodir Jalolov, medalhista de ouro olímpico de Tóquio 2020.
Neste sábado também foi oficializado o bronze de Alejandro Claro em 48 quilos, que sofreu um corte e não pôde sair para melhorar a cor de sua medalha por decisão dos médicos do evento.
Cuba tem opção de título amanhã com Saidel Horta (57), que enfrentará outro lutador da casa, Abdumalik Khalokov. Enquanto isso, na final de 48 quilos, o cazaque Sanzhar Tashkenbay derrotou o georgiano Sakhil Alakhverdovi, e nos 67 o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev derrotou o cazaque Dulat Bekbauov.
Por fim, em 51, o ídolo local Hasanboy Dusmatov foi coroado, após levar a melhor sobre o francês Billal Bennama, a quem deu um nocaute espetacular.
rgh/lp/ml