Erick Montilla, diretor de comunicação dessa pasta, indicou que continua em vigor esse dispositivo adotado em abril passado pelo Conselho Nacional de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Conassan).
Montilla disse ao Listín Diario que, apesar das dificuldades causadas pela falta de chuva, o país tem um estoque de 5,1 milhões de quintais de arroz (500 milhões de quilos); “De cerca de 2,5 a três milhões de quintais (300 milhões de quilos) a serem colhidos.
Ele lembrou que o consumo nacional é de 1,1 milhão de quintais (100 milhões de quilos) por mês.”
Comentou que a medida vai ser alargada tendo em conta que a maioria das barragens estão com níveis baixos devido à estiagem e é preciso prevenir situações a curto e médio prazo.
Os ministros da Presidência, Joel Santos, e da Agricultura, Limber Cruz, manifestaram no passado dia 5 de abril que esta decisão se insere nas ações do Governo para proteger a integridade do custo da cesta básica e o poder de compra da população Dominicanos.
Na ocasião, comunicaram que a resolução seria revista nos próximos 20 dias a partir de sua execução para avaliar seu impacto.
rgh/mpv/ml