O acordo contempla o fortalecimento do Sistema Geográfico Nacional com o uso da transferência de conhecimento em padrões e da tecnologia Geonodo (aplicação web), para garantir a interoperabilidade das plataformas implementadas pelo IP, noticiou o Canal 8 de televisão.
Além disso, promove um maior uso de dados geográficos e aproveita a informação territorial e o acesso transparente à informação por parte das instituições e cidadãos hondurenhos.
O convênio institui a doação do referido aplicativo web para garantir o ciclo de vida das informações geográficas desde o levantamento por meio de dispositivos móveis, processamento e publicação de dados por meio de painéis de controle e mapas interativos.
Da mesma forma, estabelece conselhos sobre boas práticas de padronização, de acordo com a norma ISO 19 mil 100 para geografia, bem como no desenvolvimento e implementação de processos para garantir a qualidade dos dados.
Entre os benefícios do acordo para este país centro-americano, destaca-se a criação de processos integrados nos quais o Governo e os municípios geram fluxos contínuos de trabalho.
Como se sabia, assim se garante a informação geográfica atualizada de acesso e uso público em benefício do povo hondurenho.
ro/ybv/ml