Silva derrotou Temur Rakhimov, do Tajiquistão, no terceiro lugar em 100 quilos, depois de sucessos contra Freddy Figueroa, do Equador, e Losseni Kone, da Alemanha, antes de perder na final da divisão C para Alisher Yusupov, do Uzbequistão.
O verde-e-amarelo derrotou na repescagem o cubano Andy Granda, até hoje campeão do mundo neste peso, que terminou em sétimo lugar.
Para a medalha de ouro, o excepcional francês Teddy Riner derrotou o russo Inal Tasoev, que havia derrotado Granda na final do grupo D.
Entretanto, Souza venceu a sul-coreana Ha Yun Kim por ippón para começar e terminar a competição contra adversárias sul-coreanas.
A sul-americana começou sua jornada no grupo B com sucesso contra Saet Yeol Park, depois derrotou a sérvia Milica Jurzabic e, após perder para a francesa Julia Tolofua, derrotou a italiana Asya Tavano em uma repescagem.
Nesta divisão, a cubana Idalys Ortiz, campeã olímpica e detentora de um duplo título mundial, não subiu ao tatami no sábado devido a uma dor no cotovelo contraída nos últimos treinos.
No final, o título ficou com o japonês Akira Son, que derrotou Tolofua na luta final.
rgh/lp/glmv