A maior parte da forte tempestade, incluindo o olho, está atingindo o norte de Mianmar, enquanto o restante está atingindo áreas costeiras de Bangladesh, de acordo com monitoramento meteorológico recente.
O diretor do Departamento Meteorológico, Md Azizur Rahman, explicou que o Mocha tem um diâmetro de mais de 500 quilômetros, portanto, é sentido em muitas áreas de Bangladesh.
No entanto, acalmou os cidadãos lembrando que os danos no país serão menores do que os sofridos por outras tempestades ao longo do caminho de Mocha sem ir diretamente para Bangladesh.
No entanto, se aponta Cox’s Bazar, Teknaf e St Martin’s Island, onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas, como as áreas mais vulneráveis.
Em geral, identifica-se uma tempestade tropical ou ciclone quando a velocidade do vento atinge entre 62 e 88 quilómetros por hora, se oscilar entre 89 e 117 quilómetros por hora, classifica-se como tempestade ciclônica severa, explicou.
Os ventos que atingem entre 118 e 219 quilômetros por hora classificam um ciclone como uma tempestade ciclônica ou furacão muito forte e qualquer coisa que exceda 220 quilômetros por hora é classificada como um superciclone, afirmou.
mem/lrd/hb